sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

EMPRESAS VALORIZAM CADA MAIS O PROFISSIONAL DA MELHOR IDADE

Amigos e Parceiros,


O mercado de call center possui muitas oportunidades de trabalho e para os profissionais mais experientes ou que são considerados "melhor idade" as chances também existem.


Leia abaixo um artigo que fala mais sobre este assunto.


Nunca desistam das oportunidades.


Bom fim de semana e sucesso!


Eduardo Gomes




A procura pelo 1º emprego tem sido cada vez mais, confundido com a busca pela recolocação que é feita pelos profissionais da melhor idade.


Diversas empresas desenvolveram programas específicos para que os profissionais da melhor idade tenham novas oportunidades no mercado.


Quando falamos “melhor idade” algumas perguntas devem ser feitas.
1 – O que mudou na competência destes profissionais?
2 – Por que não podemos contratar estes profissionais?


Se temos as perguntas, porque não temos as respostas? Simples. Por que simplesmente não existe resposta para estas perguntas. Os profissionais com mais experiências são comprometidos, com visão de mercado e acima de tudo com a experiência de vida.


Ainda bem que muitas empresas começaram a observar estes detalhes e entendem que trabalhar com pessoas com estas experiências agregam resultados importantes.


Muitos no início não acreditam que estes profissionais vão agüentar o pique que hoje o mercado exige, mas com o passar do tempo vão percebendo que este pique é substituído pela inteligência emocional, com o carinho no atendimento e, principalmente, com o comprometimento. É a quebra de paradigmas!
É claro que em algumas áreas o perfil dos profissionais deve ser mais rigoroso, mas para o atendimento ao cliente ( pessoal ou por telefone ), nas atividades administrativas, nas relações comerciais fica mais do que provado que idade não é o problema.


Apostar no pessoal mais velho como linha de frente na geração de renda de uma comunidade inteira foi a opção da Bosch, em Curitiba. A princípio isolada, a iniciativa acabou envolvendo grande parte das quase 500 empresas da cidade industrial da capital do Paraná. Entre os cerca de 15 mil habitantes de Vila Verde, comunidade carente encravada no centro das indústrias, 85% estão entre 50 e 70 anos. "Todos muito produtivos", segundo Mário Massagardi, diretor da Bosch, que acompanha de perto a evolução da CooperCostura, cooperativa que desenvolve produtos de grande aceitação entre as empresas da região.
Embora os idosos ainda estejam distantes da preferência das empresas quando elegem seus projetos sociais, essa população vem crescendo e se impondo, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São 14,5 milhões, cerca de 8,6% da população brasileira. É um contingente poderoso. Segundo o Censo IBGE, 62,4% dos idosos e 37,6% das idosas são arrimo de família. Juntos, somam uma população de 8,9 milhões, dos quais 54,5% garantem o sustento dos filhos e até dos netos. Graças às aposentadorias, esses velhos são responsáveis por mais de 90% do total de rendimento mensal do domicílio, conforme a pesquisa Indicadores Sociais Municipais do IBGE.


A idéia não é manter os idosos competindo com os jovens pelas novas oportunidades. O mais importante neste momento é continuarmos usando e desenvolvendo o potencial dos profissionais da melhor idade em atividades complementares e adequadas à sua condição.


Além das áreas de serviços as áreas de educação, saúde, hotelaria, comércio e transportes utilizam muito bem as características próprias da idade.


O diferencial que devemos aprender é misturar as vantagens da juventude com a experiência da maturidade. Alguns especialistas dizem que esta é a diversidade etária.


Quando se trata dos aposentados, a maioria não volta a trabalhar na mesma atividade que exercia antes de se aposentar. Neste caso temos dois fatores importantes: o salário alto em relação ao que a empresa pode pagar para um iniciante e as grandes mudanças tecnológicas e nas relações de trabalho.


O que acontece é que alguns trabalhos desapareceram e outros são realizados de forma muito diferente dos velhos tempos.


Mas acima de tudo o que deve ser levado em consideração é a vontade e a determinação de fazer diferente, não esquecendo de atualizar-se nas ferramentas que o mercado de trabalho necessita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário