quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

A IMPORTÂNCIA DA ERGONOMIA NAS EMPRESAS DE CALL CENTER

Prezados amigos e parceiros,


Trabalhar, estudar, fazer cursos, cuidar de filhos, família, trabalhar, trabalhar........................... Ufa! quantas coisas temos que fazer em um dia só! Se Jack Bauer souber o que fazemos em 24 horas, com certeza ele morrerá de inveja.


Hoje o assunto é relacionado a saúde de profissional de call center. Independente da função desempenhada, a área de Call Center requer diversas competências dos seus colaboradores.


É neste momento que a Ergonomia (ERGOS = TRABALHO / NOMOS = LEI, REGRA) é uma oportunidade de orientação às empresas em relação a saúde dos profissionais de call center.


"A Ergonomia (ou Fatores Humanos) é uma disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas, e à aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos a fim de otimizar o bem estar humano e o desempenho global do sistema.
Os ergonomistas contribuem para o planejamento, projeto e a avaliação de tarefas, postos de trabalho, produtos, ambientes e sistemas de modo a torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas." fonte ABERGO



As relações entre postura corporal, atitudes ergonômicas positivas e integração corpo e voz, propiciando a excelência na produção vocal, são fatores de relevante importância para as atividades de call center.


E por este motivo a NR17 foi estabelecida em 23/11/90 pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social. É um conjunto de normas que regulamenta a utilização de materiais e mobiliário ergonômico, condições ambientais, jornada de trabalho, pausas, folgas e normas de produção no Brasil. De uma maneira geral, estabelece regras para as atividades relacionadas a teleatendimento/telemarketing. Seu principal objetivo é definir parâmetros para proporcionar um máximo de conforto, segurança, saúde e desempenho eficiente.

Junto a todas estas oportunidades temos a Ginástica Laboral. A principal vantagem desta atividade é preparar o profissional para as possíveis tensões do corpo em relação ao trabalho e conseqüentemente evitar problemas de afastamento do trabalho.

Consiste em exercícios físicos de baixa intensidade, realizados no próprio local de trabalho, priorizando o alongamento e a compensação dos grupos musculares mais envolvidos nas tarefas ocupacionais e condiciona o trabalhador para exercer as suas funções diárias com esforço moderado.

As principais preocupações para os profissionais de call center são: postura inadequada, movimentos repetitivos, concentração prolongada, estresse e busca por resultados. E não podemos esquecer dos supervisores e gestores de operações: pressão por resultado, ansiedade, desgaste físico e mental, estresse.

As áreas do corpo a serem trabalhas são: pescoço, ombros, membros inferiores e superiores, mãos e região lombar/costas.

Se as empresas modernas desejam ter profissionais saudáveis, motivados e comprometidos com resultados deverão incluir no seu "budget" as atividades de ergonomia.

Um abraço e sucesso.

Eduardo Gomes







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