segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

IMAGEM PESSOAL, FALADA E ESCRITA - FAÇA A DIFERENÇA!


Prezados Amigos e Parceiros,



Bom dia!



Falar de Marketing Pessoal tornou-se modismo. Mas quando o assunto é tratado de maneira corporativa e não apenas para impressionar, continuará sendo uma tema bastante interessante.




Muitas empresas de Call Center valorizam a imagem dos seus colaboradores incluíndo os operadores. Mesmo que o cliente "não esteja lhe vendo", estar bem arrumado é fator que valoriza a sua imagem perante os seus colegas diretos, chefias e diretoria.




Outrossim, algumas empresas estão impantando o sistema de atendimento ao cliente através da web cam. A empresa AMPLA iniciou uma operação piloto.




Partindo para a sua forma de falar também é muito importante. Cuidado com as expressões muito técnicas (só você entende), cuidado com as gírias, vícios de linguagem e principalmente com o gerundismo.




Atualmente, estas são as principais queixas de clientes durante o contato com os operadores. Lembra da lei 6523? E o seu TMA (tempo médio de atendimento)? Ao final do mês ou da semana a Supervisão vai conversar com você.



Em relação ao gerundismo vão algumas dicas:


SIM

Vou estudar durante a tarde. (ação pontual e duradoura)


Vou ver a novela enquanto você janta. (ações simultâneas)

Vou registrar a sua queixa. (expressa relativo compromisso)

Vou transferir a sua ligação para o setor responsável. (forma polida e direta)

NÃO

Vou estar enviando o boleto. (não pontual. Quando você fará isto?)
Vou estar anotando o seu pedido. (ação pontual - não simultânea)
Vou estar registrando a sua queixa. (quando? expressa falta de compromisso)
Vou estar transferindo a ligação para o setor responsável. (forma não polida e indireta)
Existem outras situações que devemos nos policiar.


E para finalizar, a sua escrita é muito importante para alcance voos mais altos. Leia bastante, faça ditado. É isto mesmo! DITADO.


Todas as palavras que você ler e não entender consulte o dicionário. Muitas vezes você precisará deixar registrado o contato com o cliente, passar e-mail interno ou simplesmente escrever um recado para algum colega


Você deve lembrar que a sua altitude dependerá sempre das suas atitudes


Assista "Quem mexeu no meu queijo" e "O problema não é comigo". Ambos da SIAMAR


Sucesso e até a próxima


Eduardo Gomes


Um comentário:

  1. Interesssante.. espero fazer valer essas dicas!!
    Adorei a parte do ditado, o senhor é 10! rsrs
    abç..ADRI

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